News

DAY-TO-DAY PROGRAM (In portuguese only)

November 26, 2013

genérica

14h00
PLANO ESTADUAL DE CULTURA – ENCONTRO COM A SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA DO RIO DE JANEIRO

Apresentação do Plano Setorial do Audiovisual, suas bases, propostas e andamentos da consulta pública. Uma abertura para o diálogo direto com representantes da Secretaria de Estado de Cultura.

com os representantes da Secretaria de Estado de Cultura Julia Levy (Superintendente do Audiovisual), Renato Dantas (Coordenador Geral do Plano Estadual de Cultura), Juliano Borges (Coordenador dos Planos Setoriais), e a realizadora Julia Murat (colaboradora no processo de elaboração do Plano).

17h00
RETROSPECTIVA MARIA AUGUSTA RAMOS

DESI (90min . 2000 . Holanda)
Dir: Maria Augusta Ramos

Sinopse: Desi é uma menina de 11 anos como outra qualquer. Ela vai para a escola todos os dias, ouve os CDs da moda, fofoca com as amiguinhas e briga com os meninos na hora do recreio. Enfim, uma garota divertida, em nada diferente de suas colegas. Mas quando o sinal anuncia o final da aula e todas as outras crianças vão para casa com os pais, ela senta na rua em frente à escola, tira o seu celular da mochila e telefona para o pai, que, como sempre, se esqueceu de aparecer. A mãe de Desi se suicidou quando ela tinha 18 meses. O filme é uma história de sobrevivência: de como uma criança se adapta ao meio familiar e social em que vive.

(Classificação Indicativa: Livre)

19h00
TIGRE (15 min . 2013 . MG)
Dir: João Borges

Sinopse: Após a morte de Arnaldo Tigre, sua vida é reconstruída por um sobrinho através de fotos, cartas e outras memórias.

(Classificação Indicativa: 14 anos)

 

19h00
LINZ – QUANDO TODOS OS ACIDENTES ACONTECEM (82 min . 2013 . CE)
Dir: Alexandre Veras

Sinopse: Linz, o motorista de caminhão, indo até um lugar desconhecido e onde também não se reconhece, uma espécie de deserto com aridez natural na paisagem e nas pessoas que vivem por ali. Linz também não se estranha de todo, porque percebe que esta contingência circunstancial que é a sua própria destituição, é também o que gera vida. Um impasse com o que não há mais, a ruína de uma pequena vila litorânea e um endereço inexistente, provocam assim uma armadilha para o corpo e para a história. Linz se vê diante do nada, do mundo vazio, do deserto e do descontrole. Entre acaso e cansaço, alegria e enfado, encontro e projeto, memória e encantamento, recebe o acidente como um presente.

(Classificação Indicativa: 14 anos)

21h30
EVA MARIA (12 min . 2013 . SE)
Dir: Rafael Todeschini

Sinopse: Nas praias de Aracaju circulam os vendedores de picolé do picuí. Muitos deles acreditam no mito da menina de branco, Eva Maria. Na praia do Mosqueiro são relatadas aparições dessa entidade durante o pôr-do-sol, enquanto a Ave Maria toca nas rádios brasileiras.

(Classificação Indicativa: 18 anos)

21h30
AMOR, PLÁSTICO E BARULHO (82min . 2013 . PE)
Dir: Renata Pinheiro

Sinopse: Shelly, uma jovem dançarina que sonha se tornar cantora e Jaqueline uma experiente cantora que já emplacou alguns sucessos mas que amarga o declínio da sua carreira, são companheiras de uma mesma banda de música Brega – uma cena musical romântica e sensual da periferia brasileira.

Inseridos em um show business de nightclubes e programas de tv local, onde tudo é descartável, como sucesso, amor e relações humanas, elas parecem formar uma única trajetória de vida, onde Shelly é o possível passado de Jaqueline que é o provável futuro de Shelly.

(Classificação Indicativa: 18 anos)

SESSÃO AO AR LIVRE – PRAÇA SÃO SALVADOR
(ENTRADA GRATUITA)

19h30 (Abertura bônus)
CONTRA O GENOCÍDIO DA JUVENTUDE NEGRA, de Coletivo Voz das Ruas e Gedai
7 min | 2013 | RJ
ENQUANTO O TREM NÃO PASSA, de Mídia Ninja
16min | 2013

20h30 (SESSÃO AO AR LIVRE – PRAÇA SÃO SALVADOR)
CONTOS DA MARÉ- Dir. Douglas Soares
15 min | 2013 | RJ

20h30 (SESSÃO AO AR LIVRE – PRAÇA SÃO SALVADOR)
AS SETE MORTES DE PEDRO, O GAROTO QUE COLECIONAVA CAVEIRAS (6 min . 2012 . CE)
Dir: Dir. Fabrício Brambatti

Sinopse: Um menino que acredita que existem apenas 7 maneiras de morrer.

(Classificação Indicativa: 12 anos)

 

20h30 (SESSÃO AO AR LIVRE – PRAÇA SÃO SALVADOR)
SALOMÃO (4 min . 2013 . SP)
Dir: Miguel Antunes Ramos e Alexandre Wahrhaftig

Sinopse: O nome Salomão deriva da palavra Shalom, que significa “paz” e tem o significado de “Pacifico”. Foi quem ordenou a construção do Templo de Jerusalém, também conhecido como o Templo de Salomão.

(Classificação Indicativa: Livre)

 

20h30 (SESSÃO AO AR LIVRE – PRAÇA SÃO SALVADOR)
O PORTO (20 min | digital | 2013 | MG/RJ)
Dir: Clarissa Campolina, Julia de Simone, Luiz Pretti e Ricardo Pretti

Sinopse: Cais do Vallongo – Cais da Imperatriz – Porto do Rio – Porto Maravilha: camadas de uma cidade assombrada pelo progresso. Um porto sobre o outro. Uma cidade sobre a outra. Para filmar a cidade hoje devemos olhar, ao mesmo tempo,  por de baixo e para além da paisagem. A câmera pode ser uma ferramenta de escavação, revelando várias invisibilidades no espaço e no tempo, sepultadas em territórios esquecidos. Espaços urbanos vazios revelam um projeto político de exploração capitalista, que é camuflado por um discurso idealizado de progresso, que se repete ao longo de nossa história.

(Classificação Indicativa: Livre)

20h30 (SESSÃO AO AR LIVRE – PRAÇA SÃO SALVADOR)
EM TRÂNSITO (19 min . 2013 . PE)
Dir: Marcelo Pedroso

Sinopse: Elias, em trânsito.

(Classificação Indicativa: Livre)