Filme

DOCE AMIANTO

Direção: Guto Parente e Uirá dos Reis
70min . 2013 . CE . Digital

still_AMIANTO_STILL_ALTA_08

Amianto vive isolada num mundo de fantasia habitado por seus delírios de incontida esperança, onde sua ingenuidade e sua melancolia convivem de mãos dadas. Após sentir-se abandonada por seu amor (O Rapaz), Amianto encontra abrigo na presença de sua amiga morta, Blanche, que a protegerá contra suas dores – ao menos até onde possa. Seu universo interior choca-se com a realidade de um mundo que não a aceita, um mundo ao qual ela não pertence e invariavelmente ela torna a debruçar-se sobre seus delírios jocosos, misturando realidade e fantasia. Com a ajuda de sua Fada Madrinha, Amianto recolhe forças para continuar existindo na esperança de ser feliz algum dia.

Exibição: 23 DE NOVEMBRO – SÁBADO – 19h15
Classificação indicativa: 18 anos

Ficha técnica

Companhia Produtora: Alumbramento Produção Executiva: Ticiana Augusto Lima Produção: Guto Parente e Ticiana Augusto Lima Roteiro e Montagem: Guto Parente e Uirá dos Reis Fotografia: Guto Parente Som: Pedro Diógenes Direção de Arte e Figurino: Lia Damasceno Edição de Som: Érico Sapão Trilha Musical: Uirá dos Reis Com: Deynne Augusto, Uirá dos Reis, Dario Oliveira, Rodrigo Fernandes, Rafaela Diógenes, Reginaldo Dias, Bruno Rafael, Danilo Maia, Valentina Damasceno

Biofilmografia

Guto Parente (Fortaleza, 1983), cineasta e membro da produtora Alumbramento, realizou quatro longas - Estrada para Ythaca (2010), Os Monstros (2011), No Lugar Errado (2011) e Doce Amianto (2013) - e sete curtas - entre eles Espuma e Osso (2007), Flash Happy Society (2009) e Dizem que os Cães Veem Coisas (2012). Seus três primeiros longas foram realizados em parceria com Pedro Diogenes, Luiz e Ricardo Pretti, no quarteto Irmãos Pretti & Primos Parente, e o último em parceria com Uirá dos Reis. Seus filmes já foram exibidos em importantes festivais internacionais - como Locarno, Rotterdam, Bafici, Viennale, FID Marseille, Indie Lisboa - e nacionais, ganhando o prêmio de Melhor Filme em festivais como Tiradentes, Janela e Panorama. Guto também trabalha como montador.

Uirá dos Reis, poeta, compositor e cineasta esporádico, reside em Fortaleza. Tem diversos discos lançados, livretos em xerox, um livro publicado, dois inéditos, trilhas em diversos filmes, gosta de um doce chamado 'espécie' e chora com 'Nuca fui beijada' até hoje. Ama a diretora Ana Carolina, João Gilberto, Yoko Ono e o século XX. É de capricórnio com capricórnio, o que significa dizer que não interessa a ninguém sua verdadeira idade.