Filme

O BATUQUE DOS ASTROS

Direção: Júlio Bressane
74min . 2012 . RJ . Digital

still12011viagem 101

Tudo começou em uma viagem a Lisboa, a cidade onde Fernando Pessoa, um dos grandes poetas da língua portuguesa, nasceu e viveu por quase toda sua vida. O Batuque dos Astros é um tributo a Pessoa e uma tentativa de descobrir, e talvez revelar, sua visão-sugestão de cinema; como essa estranha semente é transplantada por meio de um vigoroso e alusivo processo de edição.

Exibição: 28 DE NOVEMBRO – QUINTA-FEIRA – 19h
Classificação indicativa: 12 anos

Ficha técnica

Companhia Produtora: TB Produções, Mapa Filmes Produção: Zelito Viana, Júlio Bressane Roteiro: Rosa Dias, Júlio Bressane Fotografia: Zelito Viana, Júlio Bressane, Rosa Dias, Bruno Safadi, Vera de Paula Montagem: Rodrigo Lima Edição de Som: Aurélio Dias Com: Fernando Eiras

Biofilmografia

Nasceu em 1946, no Rio de Janeiro e é reconhecido como o mais pessoal e experimental dos cineastas brasileiros. Iniciou sua formação na época do Cinema Novo e dirigiu seu primeiro longa-metragem Cara a Cara (1967). Sua obra, de rara coerência, está voltada para a investigação da linguagem cinematográfica. Uma de suas marcas é a abordagem de temas e personagens históricos e de aspiração literária. Dirigiu cerca de 40 filmes.