Festivais parceiros

Rialto - World Cinema Amsterdam (Holanda)

"Rialto é um cinema de arte em Amsterdã, Holanda, cujo foco central é a cinematografia mundial com destaque para  o cinema independente de qualidade oriundo da América Latina, Ásia e África. Todos os anos, em agosto, nós realizamos um Festival de Cinema internacional, World Cinema Amsterdam. Nós o fazemos com muitos parceiros e amigos ao redor do mundo, dentre eles a Semana dos Realizadores e sua diretora artística Lis Kogan. Em 2012 tivemos como país-foco o Brasil, e com 13 longas, 8 curtas e 5 documentários musicais, exibimos o melhor do cinema contemporâneo brasileiro ao público holandês. O Rialto e o World Cinema Amsterdam desejam continuar essa sólida colaboração ao apresentar um dos filmes em competição na IV Semana dos Realizadores, 2012, durante a temporada de 2013 em Amsterdã."

No primeiro ano como parceiros, o diretor do cinema Rialto escolherá um dos filmes em competição na IV Semana dos Realizadores para ser incluído em sua programação do próximo ano, dentro da seleção do World Cinema Amsterdam ou convidado para sessões especiais.


Distrital, Cine y Otros Mundos (México).

Distrital, cine y otros mundos é o festival criado para o público da Cidade do México com a proposta de vivenciar uma experiência estética que vai além das telas, projetando uma plataforma de diálogo entre o cinema e os outros mundos que compõem as artes visuais. O Distrital se posicionou como um dos espaços cinematográficos mais propositivos e esperados pelo público da Cidade do México.”

Em seu terceiro ano como parceiro da Semana dos Realizadores, o festival Distrital exibirá, em sua próxima edição, o vencedor do troféu de Melhor Longa-Metragem indicado pelo júri oficial da V Semana dos Realizadores. Distrital, Cine y Otros Mundos acontecerá entre 3 e 8 de junho de 2014.


Festival Cinematográfico Internacional delUruguay

O Festival Cinematográfico Internacional delUruguay foi criado em 1981 pela Cinemateca Uruguaia. Desde aquele modesto festival, que exibiu 14 filmes em apenas uma sala, até a sua edição atual, em que se exibem mais de 250 filmes em sete salas além dos espaços itinerantes, se passaram 32 anos e centenas de descobertas, homenagens, retrospectivas e mostras paralelas. Nessa trajetória, o festival se transformou em um espaço privilegiado para o cinema de qualidade da América Latina e de todo o mundo.”

Neste terceiro ano como parceiro, o festival exibirá o filme indicado como Melhor Longa-Metragem, de acordo com o júri oficial da V Semana dos Realizadores. O Festival Cinematográfico Internacional delUruguay acontecerá entre 10 e 20 de abril de 2014.


IndieLisboa (Portugal)

“O IndieLisboa é um festival de cinema internacional que acontece anualmente em Lisboa, desde 2004. O festival apresenta obras cinematográficas de todos os gêneros e formatos. A programação do Festival IndieLisboa baseia-se em critérios de originalidade, qualidade e atualidade das obras de autores nacionais e estrangeiros, que, através do festival, chegam pela primeira vez ao público em geral e aos profissionais do setor. O festival acontece em vários espaços culturais de Lisboa, promovendo a dinâmica urbana quer de espaços culturais, quer na circulação de públicos e na apropriação da cidade. Este fato tem sido responsável pelo crescimento e diversificação do público desde sua primeira edição. Em 2013, o festival teve um recorde de inscrições: 3.968 títulos, entre curtas e longas metragens, vindos de todo o mundo.”

Em seu primeiro ano como parceiro da Semana dos Realizadores, oIndieLisboa irá exibir, em sua programação, um dos longas-metragens em competição, escolhido por sua equipe de curadoria.