PROGRAMAÇÃO DE DEBATES

Programação gratuita - sempre no Espaço Itaú de Cinema, de 14h às 17h.


sábado 23.11
CINEMA E POSICIONAMENTO NA ATUAL CONJUNTURA POLÍTICA

Uma conversa com realizadores que, por meio de seus filmes, têm trazido a tona questões políticas da atualidade.

com Marcelo Pedroso, Clarissa Campolina, Julia de Simone, Luiz Pretti, Ricardo Pretti, Felippe Schultz Mussel, Julia Mariano
mediação de Cezar Migliorin


domingo 24.11
DIANTE DAS TRANSFORMAÇÕES QUE ATRAVESSAM A CIDADE, COMO FILMAR (N)O RIO HOJE?

Encontro de realizadores - espaço aberto para discussão sobre o cinema e a política cinematográfica no Rio de Janeiro, visando a construção de pautas comuns e ações conjuntas. Todos os realizadores e demais interessados estão convidados a participar.


segunda 25.11
DESAFIOS DA PROJEÇÃO NA ERA DIGITAL - EXPERIÊNCIAS, TÉCNICA E A CRIAÇÃO DE UMA PAUTA CONJUNTA ENTRE REALIZADORES E FESTIVAIS

Relatos de experiências e pesquisas em busca da viabilidade de um bom padrão de exibição no mundo ainda instável das tecnologias digitais. Diálogo direto entre realizadores e exibidores de filmes, em busca de uma agenda comum.

com Zita Carvalhosa (representante do Fórum dos Festivais e diretora do Festival Internacional de Curtas de São Paulo); Eduardo Cerveira (diretor dos festivais Femina e Festival Brasileiro de Cinema Universitário); Fernando Secco, (projeção Mostra Cine BH, Curta Cinema e Semana dos Realizadores); Bruno Sá (projeção Festival do Rio/Estação); Ali Sözen (técnico cinematográfico); Moema Muller (Centro Técnico Audiovisual - CTAv-SAV); Guto Parente (realizador).

Mediação: Lis Kogan (Semana dos Realizadores)


terça 26.11
PLANO ESTADUAL DE CULTURA - ENCONTRO COM A SECRETARIA DE ESTADO DA CULTURA DO RIO DE JANEIRO

Apresentação do Plano Setorial do Audiovisual, suas bases, propostas e andamentos da consulta pública. Uma abertura para o diálogo direto com representantes da Secretaria de Estado de Cultura.

com os representantes da Secretaria de Estado de Cultura Julia Levy (Superintendente do Audiovisual), Renato Dantas (Coordenador Geral do Plano Estadual de Cultura), Juliano Borges (Coordenador dos Planos Setoriais), e a realizadora Julia Murat (colaboradora no processo de elaboração do Plano).