Prêmio ABD-RJ

Audiovisual Independente reúne, há mais de 40 anos, realizadores, técnicos e agentes da cadeia audiovisual fluminense. A associação premiará dois filmes nesta VII Semana dos Realizadores – melhor longa e melhor curta ou média-metragem, de acordo com o júri composto pela associação.

 

Daniela Broitman

É cineasta e jornalista, com mestrado da Universidade da Califórnia – Berkeley. Foi repórter nos jornais Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo, onde ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo pelo Caderno Zap!. É diretora de filmes como A voz da ponta – A favela vai ao Fórum Social Mundial. Em 2008, lançou Meu Brasil. Vencedora da fellowship da Fundação Guggenheim de NY, a cineasta dirigiu, roteirizou e produziu o documentário Marcelo Yuka no caminho das setas, que foi exibido em mais de 25 festivais no Brasil e no exterior e ganhou diversos prêmios.


Manuela Castilho

Desenvolve, desde 2008, oficinas de audiovisual no estado do Rio de Janeiro voltadas para meio ambiente e patrimônio. Participou da equipe de diversos curtas-metragens, como Queimado, de Igor Barradas, e Resistir, de Caco Souza. Atualmente, está em fase de pré-produção de seu documentário LSN. É membro do Fórum Mundial U40 da Convenção da UNESCO sobre a proteção e promoção da diversidade das expressões culturais e integrante do Cineclube Mate com Angu.


Renata Saraceni

E sócia da produtora Cinema Mundo Produções. Como principal atividade, destaca-se as cinco edições do Festival Internacional de Cinema de Itu. Foi jurada em festivais como É Tudo Verdade, entre outros. Estudou cinema na FAAP, direito na Universidade Paulista e iniciou sua carreira como assistente de direção dos filmes de Paulo Cezar Saraceni. Realizou diversas oficinas, com destaque para o curso de introdução à crítica cinematográfica e mostra-homenagem ao escritor Julio Cortazar, ambas na Oficina Cultural Grande Otelo em Sorocaba.