Júri EDT.

Pelo segundo ano consecutivo, a edt. – Associação de Profissionais de Edição Audiovisual do Rio de Janeiro irá premiar a montagem de filmes da Semana dos Realizadores. O prêmio foi criado em 2014 em homenagem a Ricardo Miranda que, além de grande montador e professor, foi mestre de inúmeros profissionais que atualmente dão continuidade às suas ideias sobre montagem cinematográfica. Unindo gerações e refletindo sobre essa etapa tão importante na construção dos filmes, a edt. terá nesse ano um júri composto por Marta Luz, Cezar Migliorin e Mariana Sussekind.

 

Cezar Migliorin

É professor de cinema e membro do Programa de Pós-Graduação em comunicação na UFF. Durante 10 anos atuou como montador com diretores como Carla Camurati, Lucia Murat e Arthur Omar. Organizador do livro Ensaios no real: o documentário brasileiro hoje (2010), autor do livro de ficção A menina (2014) e Inevitavelmente cinema: educação, política e mafuá (2015) – todos editados pela Ed. Azougue – e do livro Cartas sem resposta (2015), pela Ed. Autêntica.


Mariana Sussekind

É montadora de cinema, vídeo e TV há 14 anos. Dirigiu o curta experimental Estado de emergência e os documentários O espaço do preso e Amadores. Formada em comunicação visual pela PUC-Rio, pósgraduada em fotografia (UCAM) e cinema documentário (FGV). No momento desenvolve pesquisa de mestrado sobre fotosequências na ECO-UFRJ. Foi professora de teoria e prática de montagem na Escola Darcy Ribeiro e do curso de animação na Escola de Artes Visuais do Parque Lage. Atualmente é vice-presidente da edt.


Marta Luz

Montadora, iniciou na profissão no final dos anos 1970 trabalhando com Luiz Rosemberg Filho e Glauber Rocha. Sua formação segue o padrão tradicional da época, quando atuou como assistente de montagem e montadora de curtas. O primeiro longa que montou foi Muito prazer, do diretor David Neves, com quem estabelece uma parceria em mais dois longas. Seu último prêmio foi no CINE PE 2013 com o filme Vendo ou alugo, da diretora Betse de Paula. Foi professora do curso de montagem da Escola de Cinema Darcy Ribeiro de 2008 a 2011.