Programadores Parceiros

Festival Cinematográfico Internacional del Uruguay


“O Festival Cinematográfico Internacional del Uruguay foi criado em 1981pela Cinemateca Uruguaia. Desde aquele modesto festival que exibiu 14 filmes em apenas uma sala até a sua edição atual em que se exibem mais de 250 filmes em sete salas, além de em espaços itinerantes, se passaram 33 anos e centenas de descobertas, homenagens, retrospectivas e mostras paralelas. Nessa trajetória, o Festival se transformou em um espaço privilegiado para o cinema de qualidade da América Latina e de todo o mundo.”

Neste quinto ano como parceiro, o Festival exibirá o filme indicado como melhor longa-metragem, de acordo com o júri oficial da VI Semana dos Realizadores.

O Festival Cinematográfico Internacional Del Uruguay acontecerá entre 22 de março e 3 de abril de 2016.


IndieLisboa (Portugal)


“O Festival de cinema internacional que, desde 2004, acontece anualmente em Lisboa, o Indielisboa exibe filmes de todos os gêneros e formatos. A programação se assenta em critérios de originalidade, qualidade e atualidade das obras de autores de todo o mundo que, através do festival, chegam pela primeira vez ao público e aos profissionais do setor. O Indielisboa acontece em vários espaços culturais de Lisboa, promovendo a dinâmica urbana, quer de espaços culturais, quer na circulação de públicos e na apropriação da cidade, fato responsável pelo crescimento e diversificação do público desde a primeira edição. Em 2014, o festival recebeu a inscrição de mais de 4 mil títulos vindos de todo o mundo.”

Em seu terceiro ano como parceiro da Semana dos Realizadores, o IndieLisboa irá exibir, em sua programação, um dos filmes em competição, escolhido por sua equipe decuradoria.


Tonalá (México)


“Tonalá é uma rede de cinemas com salas na Cidade do México, em Bogotá e em Tijuana, a ser inaugurada nos próximos meses. Focado em mostrar o novo cinema independente mexicano e internacional, o Tonalá iniciou recentemente um trabalho de distribuição de filmes para salas de cinema do México e da Colômbia, ampliando o circuito para os filmes exibidos.”

Em seu quarto ano como parceiro da Semana, o Cine Tonalá exibirá o filme indicado como melhor longa-metragem da Semana dos Realizadores, segundo o júri oficial, e o distribuiráem outras salas de cinema do México.