FESTIVAIS

A SEMANA DOS REALIZADORES continua em 2012 com a construção de uma rede de parceiros internacionais iniciada em 2010. O objetivo é  expandir o circuito de exibição dos filmes, e ao mesmo tempo tornar mais conhecidos aqui alguns eventos cinematográficos com os quais nos identificamos. Este ano, além dos festivais que já nos acompanhavam, ganhamos também dois cinemas e uma distribuidora em nossa rede. Assim, festivais e salas de cinema provenientes de três continentes distintos são nossos parceiros nesta edição, e os filmes convidados a compor a curadoria de cada um deles serão anunciados até a noite de encerramento.

Cine Tonalá (México)
“O Cine Tonalá é uma nova sala digital na Cidade do México focada em mostrar o novo cinema independente mexicano e internacional.”
_Em seu primeiro ano como parceiro da Semana dos Realizadores, o Cine Tonalá escolherá um longa metragem para ser exibido por todo um mês na segunda metade de 2013.

Distrital, cine y otros mundos (México)
“Distrital, cine y otros mundos” é o festival criado para os públicos da Cidade do México com a proposta de vivenciar uma experiência estética que vai além das telas, projetando uma plataforma de diálogo entre o cinema e os outros mundos que compõem as artes visuais. O Distrital se posicionou como um dos espaços cinematográficos mais propositivos e esperados pelo público da Cidade do México.
_Em seu segundo ano como parceiro da Semana dos Realizadores, o Distrital exibirá em sua próxima edição um longa escolhido pela sua equipe de curadoria.

Festival Cinematográfico Internacional del Uruguay
“O Festival Cinematográfico Internacional del Uruguay foi criado em 1981 pela Cinemateca Uruguaia. Desde aquele modesto festival que exibiu 14 filmes em apenas uma sala até a sua edição atual em que se exibem mais de duzentos e cinquenta filmes em sete salas além dos espaços itinerantes, se passaram 31 anos e centenas de descobertas, homenagens, retrospectivas e mostras paralelas. Nessa trajetória o Festival se transformou em um espaço privilegiado para o cinema de qualidade da América Latina e de todo o mundo.”
_Neste segundo ano como parceiro, o Festival exibirá o longa metragem indicado como Melhor Filme de acordo com o júri oficial da IV Semana dos Realizadores.

Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira (Portugal)
“O Festival de Cinema Luso-Brasileiro de Santa Maria da Feira é um espaço de confronto saudável entre duas cinematografias ligadas pela mesma língua. O Festival tem como marca indelével os novos valores, que, paradoxalmente, se transformaram numa tradição. A parceria com a Semana dos Realizadores busca, essencialmente, um contato com o novíssimo cinema brasileiro.”
_Em seu terceiro ano como parceiro, o Festival escolheu o longa metragem Boa Sorte, Meu Amor, como representante da Semana dos Realizadores este ano.

Rialto | World Cinema Amsterdam (Holanda)
“Rialto é um cinema de arte em Amsterdã, Holanda, cujo foco central é a cinematografia mundial com destaque para o cinema independente de qualidade oriundo da América Latina, Ásia e África. Todos os anos em agosto nós realizamos um Festival de Cinema internacional, World Cinema Amsterdam. Nós o fazemos com muitos parceiros e amigos ao redor do mundo, dentre eles a Semana dos Realizadores e sua diretora artística Lis Kogan. Em 2012 tivemos como país-foco o Brasil, e com 13 longas, 8 curtas e 5 documentários musicais, exibimos o melhor do cinema contemporâneo brasileiro ao público holandês. O Rialto e o World Cinema Amsterdam desejam continuar essa sólida colaboração ao apresentar um dos filmes em competição na IV Semana dos Realizadores, 2012, durante a temporada de 2013 em Amsterdã.”
_No primeiro ano como parceiros, o diretor do cinema Rialto escolherá um dos filmes em competição na IV Semana dos Realizadores para ser incluído em sua programação do próximo ano, dentro da seleção do World Cinema Amsterdam ou convidado para sessões especiais.

Tallinn Black Nights Film Festival – PÖFF (Estônia)
“Fundado em 1997, o Tallinn Black Nights Film Festival (PÖFF)  é um evento único que combina um festival de longa metragens com sub-festivais de animação, filmes estudantis e filmes infanto-juvenis, assim como Industry Days (evento para a indústria) e um mercado de co-produção. O festival busca apresentar às platéias estonianas uma amostra abrangente do cinema mundial em toda a sua diversidade, com ênfase em filmes europeus, criando um clima propício para a interação entre o público e cineastas estonianos e estrangeiros.”
_Parceiro da Semana dos Realizadores desde 2010, o PÖFF exibiu o longa-metragem “Boa Sorte, Meu Amor” em 2012, escolhido em conjunto com a curadoria da Semana dos Realizadores.